COMO MELHORAR O FIG! Confira e deixe sua opinião...




O Festival de Inverno de Garanhuns tem recebido muitas críticas desde o início da edição 2017, o motivo é claro e evidente, a falta de organização e a escolha de atrações boas porém desconhecidas espantou o público. O que se fala no Agreste é que não está valendo apena enfrentar frio e chuva para prestigiar atrações as quais o povo não conhece.

Isso falando sobre o palco Mestre Dominguinhos, mas infelizmente os outros polos do festival também sentiram o peso da desgovernança. Palcos badalados em outras edições como o Pop/Forró e o Instrumental também estão sofrendo com a falta de público. O comércio também está sentindo essa diferença pois as vendas não se comparam ao mesmo período de anos anteriores.

Artistas como Geraldo Azevedo, Amanda Back, Nando Azevedo, Assisão, Fafá de Belém é Lucy Alves foram alguns dos que conseguiram arrastar um bom público para os seus shows, os polos Cultura Popular e Erudito, mesmo com um número de atrações reduzido, conseguiram atrair um bom público.

De quem é a culpa de tudo isso? Não sabemos ao certo, que cada um tire as suas próprias conclusões sobre isso. A certeza que temos é que do jeito que vai logo logo não existirá mais.

Alguém precisa  reconhecer e buscar consertar os erros que estão destruindo a festa do povo do Agreste. Parar de fazer o Festival só para os turistas de longe, pois quem lota os os polos do Fig, os bares, restaurantes, lojas e lanchonetes é o povo de Garanhuns e das cidades vizinhas, isso também precisa ser revisto.

O empresário Givaldo Calado divulgou esta semana em suas redes sociais uma proposta de modelo para as próximas edições do evento que é um dos maiores da América Latina.

Confira e dê sua opinião...

COMO MELHORAR O FIG

"O FIG terá que ser, no que respeita ao Palco Diminguinhos, em quatro finais de semanas com as atrações agendadas, hoje, para o dia a dia dos atuais dez dias, sendo essas atrações contratadas e anunciadas com pelo menos 90 dias antes da abertura do Festival. 
Com isso evitaríamos os desperdícios que tem ocorrido por esses dias. 

O FIG também precisa criar um espaço para o turista. Que é a sua maior cobrança depois da distensão do Festival. 

De domingo a quinta o FIG teria que prestigiar os artistas da nossa região, que são muitos. E bons. 

Seria o modelo do São João de Caruaru e de Campina Grande. Também o modelo dos Festivais de Granado e Campos do Jordão. Todos com trinta dias de efervescências, mas só com quatro finais de semanas de apoteoses. 

No mais, é de se manter os demais Palcos - sete. As oficias, o teatro, o cinema... Enfim, tudo agendado dentro dos 30 dias dos quatro finais de semana. O retorno econômico, inegavelmente, seria muito maior. E o FIG persegue esse objetivo."

Palavras de Givaldo Calado.

Comentários

  1. Em primeiro lugar tem que ver a real finalidade do FIG...
    Antes era realizado com um cunho Artisco Cultural e visava aquecer tb a economia local...
    É necessário em primeiro lugar um REAL entendimento do Governo Municipal e Estadual buscar uma captadora de recursos que é a responsavel por trazer grandes marcas e com isso recursos
    a partir daí priorizar o Palco Principal como maior atrativo turístico anunciando sua grade (Line-up) pelo menos com 3 meses de antecedência... com as principais bandas (headliners)
    Voltar à ter noites temáticas (noite jovem guarda, rock, samba...) diminuição de 5 para 3 bandas (Local, Regional, Nacional durante a semana) e no fim de semana 4....
    Um Exemplo: em Março Anuncia
    FIG de 11 a 20 de Julho... (dando prioridade a ao segundo fim de semana do mês pra não chocar com a festa das Marrocas, Corrida da Galinha, Festival de Triunfo)
    Vou criar um grade fictícia...
    11. ZÉ RAMALHO
    12. FAGNER
    13. ROUPA NOVA
    14. HUMBERTO GESSINGER (ENGENHEIROS DO HAWAI)
    15. DORGIVAL
    16. BRUNO E MARRONE
    17. NATIRUTS
    18. EVANDRO MESQUITA E A BLITZ
    19. JORGE VERCILO
    20. THIAGUINHO

    se isso fosse lançado com antecedência de 3 meses e a grade total fosse anunciada com um mês de antecedência trás ou não pessoas...

    Palco Cultura popular transformaria no palco seresta (tipo radiola de ficha)
    Palco Instrumental
    Palco Vituosi
    Palco Pop/Rock e Rural
    Palco do Forró
    E criaria o palco Garagem (com a estrutura do palco do forró) para os artistas que não conseguissem tocar nos outros palcos (sem cachê) apenas para que cada um pudesse mostrar seu trabalho.
    Traria de volta à etapa classificatória para as bandas locais em Maio para ser justo com todos
    Manteria no Parque Circo, Dança, Mamulengo, Artesanato, Praça de Alimentação com Música, Moda, Debates...
    Traria de Volta às Oficinas (que foram extintas e tinham um enorme valor artístico e cultural, além de dar continuidade ao processo artístico...)
    Faria uma grande campanha de marketing 3 meses antes em redes sociais, mídia no nordeste nas principais redes de TV...
    6 meses antes reuniria comerciantes envolvidos diretamente com o FIG para treinamento priorizando o Turista e incentivando pacotes para os visitantes...
    E nas escolas nas aulas de arte sugeria que fosse trabalhado as diversas manifestações culturais bem como.a história de Dominguinhos
    E por último levaria também ao Euclides a Praça da Palavra...
    O restante são pequenos detalhes como cuidados pessoais com a escolha de atrações que sigam o que propõe cada palco...
    Tipo (exemplos)
    Rock/Pop - Angra
    Forró - Petrúcio Amorim
    Seresta - Alterar Dutra Jr
    E por aí vai...

    ResponderExcluir
  2. Não acabaria com o palco cultura popular... durante o dia seria cultura popular... a noite seresta. .. só pra deixar claro

    ResponderExcluir

Postar um comentário