Eólica Serra das Vacas oferece curso de turismo para os moradores de Paranatama, que puderam aprender mais sobre os seus pontos turísticos

Riqueza Natural no nosso munícipio, Cruzeiro da Serra dos Ventos
No dia 20 de Janeiro iniciou-se o curso de Turismo, ofertado pelo Projeto Social Eólica Serra das Vacas em parceria com as associações locais, tendo como instrutora do curso, a administradora em empreendimentos turísticos Ana Nery.Após cinco aulas teóricas tivemos nossa primeira aula de campo que nos fez perceber quantas belezas a nossa região possui. O roteiro contemplou a visita ao Mirante de São Sebastião localizado na Serra dos Ventos  Paranatama,

proporcionando uma aula de campo aos participantes do curso, aula essa que pode ser chamada de turismo religioso, rural e ecológico, a partir desse momento todos nós participantes tivemos a oportunidade de conhecer e  adquirir conhecimento  histórico sobre esse belíssimo lugar.
                                         


O cruzeiro da serra dos ventos

                                                              (Cruzeiro Serra do Ventos – São Sebastião)

   A história do cruzeiro da serra dos ventos começou em 1978, quando foi feita uma promessa ao santo  São Sebastião. Na época, Dona Maria , filha do senhor João Merquires, sofria com muitos problemas de saúde, sabendo disso, uma vizinha chamada Judite, teve a iniciativa de fazer a promessa a São Sebastião, pediu que se ele intercedesse na cura de Dona Maria, seria erguido um cruzeiro no topo da serra dos ventos. A promessa deu certo! Dona Maria ficou curada dos males, então um grupo de jovens levaram o cruzeiro até o topo. A data exata de quando foi colocado não se sabe, sabe-se apenas que ocorreu em 1978. E assim todo 20 de janeiro, que é o dia de são Sebastião, acontecia um terço e salvas de fogos em homenagem e agradecimento. Eram tantas pessoas que o senhor chamado chico preto, que era doceiro, resolveu levar uma jarra d'água para o meio da serra e lá comercializava seu doce.

Durante um bom tempo isso aconteceu de forma repetitiva, porém houve um incidente com morteiros numa dessas datas e então parou de acontecer o evento anual, os moradores da região começaram apenas a visitar o local para fazerem seus pedidos de intercessão a São Sebastião.



  Foi quando recentemente, o padre Antônio Carlos resolveu retomar as atividades religiosas no 20 de janeiro, com a colaboração do esposo de Dona Maria (Luís Alfredo) e seus familiares, tendotambém artesanatos feitos por Wilka e marcela, material comercializado na casa de luís Alfredo.
A cada ano mais pessoas vem conhecer o cruzeiro/mirante da serra dos ventos. 
Dona Maria pagou sua Promessa cuidando do mirante, assim fazendo o seu ex-voto, que é o presente dado pelo fiel ao seu santo de devoção, que, neste caso foi a São Sebastião.   (Wilka e Marcela, artesãs do local)


Localizado no Sítio Silva, entre a divisa de Paranatama e Saloá - PEconvidamos você a conhecer esse atrativo turístico do nosso município.

(Alunos do Curso de Turismo com Dona Maria,  Senhora que teve sua graça alcançada)


( Créditos, Professora Aline Ramos e Jhon Machado) 

Comentários