CAETÉS: Enquete no Instagram movimenta redes sociais dos caeteenses, prefeito e secretários entram em campo, mas oposição leva a melhor

Uma enquete perguntando “Se as eleições fossem hoje, você de Caetés, votaria em quem para a Prefeitura?” foi realizada no instagram do Blog Política Pernambucana, da Capital do Estado. Essa enquete deu muito o que falar em todas as redes sociais


A última segunda-feira parecia mais um dia normal de quarentena, mas a população de Caetés foi surpreendida por uma enquete realizada por um blogue do Recife. A enquete é autorizada pela justiça e o órgão realizador tem bastante credibilidade no meio político estadual. A pergunta era simples “Se as eleições fossem hoje, você de Caetés, votaria em quem para a Prefeitura.”


Como a enquete foi lançada pela manhã o rebuliço nas redes começou cedo. Em todos os grupos de WhatsApp era só no que se falava. O Blog colocou, naturalmente, como candidato da situação, “Tirri”, que já foi anunciado pelo prefeito, e mesmo sem a oposição ter lançado chapa para disputar o próximo pleito, lançaram o nome de Júlio César da Farmácia.

Era gente tanto de um lado como do outro pedindo para os amigos votarem na enquete, mas o que chamou a atenção foi o próprio prefeito Armando Duarte enviando o link e pedindo pro seu povo votar, nos grupos, no Facebook, e no instagram. Além do prefeito, secretários, funcionários e outras pessoas ligadas ao grupo dele também se empenharam para garantir a vitória do candidato do governo, pelo menos nessa enquete. 



Júlio César, mesmo sem ser oficialmente o candidato da oposição, é apenas um dos nomes que podem encabeçar a chapa opositora, ficou caladinho e levou a melhor, vencendo a enquete por 
52% X 48%. O empresário dota de grande popularidade no município, tanto na cidade quanto no Espaço Ruaral e talvez isso tenha sido substancial.

Mesmo sendo uma pesquisa informal, quando viram o risco de derrota, o grupo do governo fez o que pode e até o que não pode, para tentar reverter a situação. Eles tentaram justificar a derrota afirmando que haviam mais comentários favoráveis a Tirri, porém, comentário não computa voto, como disse o prefeito, e nem todo mundo que vota comenta, mas todo mundo que comentou votou, ainda assim não foi suficiente. Além de prefeito e secretários pedindo votos, uma outra página, ligada ao governo e pertencente a um servidor público, colocou outra pesquisa do mesmo cunho, simultaneamente, para tentar vencer, o que se não tiver autorização judicial é ilegal. O resultado da enquete deles foi de 52% X 48% para o candidato do governo, vantagem irrisória, visto que a página é praticamente do governo, sem falar que eles além de terminarem a enquete 16 hora antes do previsto, por verem que o opositor estava crescendo rápido, ainda divulgaram o resultado errado.



Tudo isso deixa claro que o crescimento e fortalecimento da oposição em Caetés tem incomodado e preocupado o atual prefeito e todo o seu grupo, que teve perdas muito significativas nos últimos meses e duas. A oposição segue com fortes nomes como pré-candidatos e não quis dar perspectiva de data para o anúncio da chapa definitiva. Só sabemos que será uma das mais, senão a mais, acirrada do Agreste.

Comentários