AESGA emite nota sobre o resultado ruim na avaliação do MEC

Confira a nota de esclarecimento emitida pela Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns, sobre a nota baixa que recebeu do MEC numa avaliação das Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil.



NOTA DE ESCLARECIMENTO

"A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA vem a público esclarecer que faz parte do Sistema Estadual de Ensino, sendo assim, está vinculada ao Conselho Estadual de Educação de Pernambuco - CEE/PE, órgão de regulação e de supervisão da nossa Instituição. Por esta razão, não fazemos parte do Sistema Federal, Ministério da Educação e Cultura – MEC, apenas preenchemos o censo da Educação Superior e, de forma optativa, submetemos os nossos alunos ao Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, onde uma das ferramentas de avaliação é o Exame Nacional de Desempenho Estudantil – ENADE. Este Exame é exigido para que a nossa IES participe do Programa Universidade para Todos em Pernambuco – PROUPE e assim possibilitar que alunos carentes tenham acesso à Educação Superior através da concessão de bolsas.

É importante esclarecer que o conceito do Curso é composto de três dimensões: Desempenho dos estudantes, Percepção discente sobre as condições de formação e Corpo Docente.

A dimensão “desempenho dos estudantes” leva em conta a nota da prova ENADE e o Índice de diferença de desempenho (uma comparação entre a nota do ENEM no ano de ingresso e a nota do ENADE dos concluintes).

Já a dimensão “corpo docente”avalia a proporção de mestres e doutores e a proporção de doutores que trabalham em regime de tempo integral. Dados estes que são obtidos a partir do censo da educação superior.

Por fim, a dimensão “Percepção discente sobre as condições de formação”é oriunda do questionário do estudante, preenchido pelos estudantes que realizam a prova do ENADE. Neste item, os alunos avaliam as condições de infraestrutura, organização didático-pedagógica e as oportunidades de ampliação.

Para referendar o questionário respondido pelos alunos sobre a infraestrutura o MEC designa uma equipe de avaliadores para fazer a visita “in loco”, a qual não é realizada nas Autarquias do Estado de Pernambuco, porque não fazemos parte do Sistema Federal, o que acarreta a não pontuação desse indicador.

A nota da prova escrita do ENADE realizada por nossos alunos foi satisfatória e, juntamente com a resposta dos questionários sobre a infraestrutura e o projeto pedagógico de curso, elevaram nossa nota global. Porém, como a formatação da AESGA era constituída por várias Faculdades (FAGA, FAHUG, FDG e FACEG) dividíamos os nossos professores mestres e doutores por essas Unidades Acadêmicas, ao invés de somarmos.

Por recomendação do Conselho Estadual de Educação, a AESGA unificou as suas Unidades de Ensino, criando assim a Faculdades Integradas de Garanhuns - FACIGA. Deste modo, teremos a possibilidade de realmente contabilizar todo o nosso efetivo de doutores e mestres computando para os cursos ofertados.

Os cursos ofertados pela AESGA prezam pela qualidade, e temos retorno disso, não só através da pontuação realizada pelos nossos alunos na prova escrita ENADE, como também, pelo número de aprovações na OAB, em concursos públicos, em seleções de mestrados e de doutorados dos nossos egressos.

Todos querem a nota máxima, e é neste sentido que continuaremos a trabalhar em conjunto para que possamos avançar. Reconhecemos o esforço da Instituição, com o apoio irrestrito do prefeito Izaías Régis, do corpo docente e discente e dos demais servidores para que a nota dos próximos ciclos avaliativos possa refletir realmente a qualidade dos cursos ofertados.

Reafirmamos o nosso compromisso com a sociedade, com nossos alunos, com os egressos e parceiros, enfatizando que trabalhamos em prol da qualidade do ensino na nossa IES e de possibilitar novas oportunidades de acesso ao ensino superior. Diante do exposto, contamos com o apoio da Comunidade em prol desta luta que é de todos nós, uma luta pela educação, pelo Município e pela Região, fortalecendo-nos ainda mais para trazermos novos cursos, consolidar os existentes e ampliarmos os atendimentos à população."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARANATAMA ESTÁ DE LUTO

Diocese de Garanhuns ganhará dois novos padres nesta sexta (16)

UM PASTOR COM CHEIRO DAS OVELHAS: Dom Paulo Jackson faz mais uma visita pastoral